Quando falamos em tecnologia automaticamente a associamos com a inovação, que nada mais é que o processo de introdução de novidades, de concretização e aplicação de ideias criativas. Mas para que o processo criativo aconteça precisamos de ideias, que por sua vez são geradas através do conhecimento que obtemos em determinado assunto.
Mas como fazer com que o processo criativo aconteça dentro das empresas de tecnologia, que dependem diariamente deste para produzir produtos inovadores para seus clientes?
A resposta pode parecer simples, mas depende de muito empenho, dedicação e principalmente de coragem para que ele aconteça, pois, além de propiciar a equipe de trabalho, oportunidade de obter conhecimento, precisamos oferecer um ambiente criativo, e é nesse ponto que a maioria das empresas falham.
Para falarmos de ambiente criativo, precisamos olhar para dois aspectos principais: o local e as condições do ambiente. As empresas normalmente criam salas modernas, com equipamentos de última geração, que são importantes, mas que na maioria das vezes não oferecem condições para a criação de novas ideias. Os locais estão se tornando cada vez mais frios, “limpos” e padronizados, que primam pela eficiência, mas que em muitas vezes não refletem no ambiente no qual o profissional se sente confortável e envolvido para que as ideias aconteçam.
As condições do ambiente oferecido também são de extrema importância, pois quando o profissional está em um ambiente colaborativo e participativo terá tranquilidade para colocar suas ideias em prática e assim gerar os resultados desejados.
No cenário atual, em que as empresas precisam utilizar cada vez mais os recursos humanos disponíveis e principalmente os talentos da própria empresa, não se deve esquecer de oferecer aos mesmos o ambiente propício para que possam criar e gerar inovação, tão importante quanto necessária para a sobrevivência e crescimento no mundo dos negócios.
Marcos André Valginski Graduado em Sistemas de Informação pela Unochapecó, pós-graduando em Administração e Marketing. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação nas Faculdades Santa Rita Chapecó e Palmitos. Atua na área de tecnologia da informação há 13 anos. É sócio proprietário da empresa Duo Soluções. Nucleado da ACIC, associado da Deatec e sócio proprietário da TMC.ag - Marketing Digital
Veja também
Transformar dados em oportunidades04/Jul/201604/07/16há 7 anos Segunda-feira, 04 de Julho de 201604/07/2016A grande quantidade de informações armazenados no banco de dados nas organizações já não é mais suficiente para a maioria dos gestores. Coletar dados de diferentes origens em tempo real começa a ganhar espaço e passa a se mostrar como a forma mais eficaz de auxiliar a tomada de decisão na velocidade necessária às companhias para......
Qual o valor de uma informação?24/Jul/201524/07/15há 8 anos Sexta-feira, 24 de Julho de 201524/07/2015Obviamente, depende da informação e de seu contexto. Os seis números da Mega-Sena da Virada, nas últimas horas para a realização de apostas, valem, efetivamente, o valor do prêmio, ponderado o número de......
Manifesto eletrônico de Documentos Fiscais MDF-e, quem deve fazer?20/Ago/201520/08/15há 8 anos Quinta-feira, 20 de Agosto de 201520/08/2015Desde o lançamento do projeto de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) em território nacional, vários outros projetos de documentos fiscais eletrônicos estão sendo implantados com intenção de minimizar as......