Quando falamos em tecnologia automaticamente a associamos com a inovação, que nada mais é que o processo de introdução de novidades, de concretização e aplicação de ideias criativas. Mas para que o processo criativo aconteça precisamos de ideias, que por sua vez são geradas através do conhecimento que obtemos em determinado assunto.
Mas como fazer com que o processo criativo aconteça dentro das empresas de tecnologia, que dependem diariamente deste para produzir produtos inovadores para seus clientes?
A resposta pode parecer simples, mas depende de muito empenho, dedicação e principalmente de coragem para que ele aconteça, pois, além de propiciar a equipe de trabalho, oportunidade de obter conhecimento, precisamos oferecer um ambiente criativo, e é nesse ponto que a maioria das empresas falham.
Para falarmos de ambiente criativo, precisamos olhar para dois aspectos principais: o local e as condições do ambiente. As empresas normalmente criam salas modernas, com equipamentos de última geração, que são importantes, mas que na maioria das vezes não oferecem condições para a criação de novas ideias. Os locais estão se tornando cada vez mais frios, “limpos” e padronizados, que primam pela eficiência, mas que em muitas vezes não refletem no ambiente no qual o profissional se sente confortável e envolvido para que as ideias aconteçam.
As condições do ambiente oferecido também são de extrema importância, pois quando o profissional está em um ambiente colaborativo e participativo terá tranquilidade para colocar suas ideias em prática e assim gerar os resultados desejados.
No cenário atual, em que as empresas precisam utilizar cada vez mais os recursos humanos disponíveis e principalmente os talentos da própria empresa, não se deve esquecer de oferecer aos mesmos o ambiente propício para que possam criar e gerar inovação, tão importante quanto necessária para a sobrevivência e crescimento no mundo dos negócios.
Marcos André Valginski Graduado em Sistemas de Informação pela Unochapecó, pós-graduando em Administração e Marketing. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação nas Faculdades Santa Rita Chapecó e Palmitos. Atua na área de tecnologia da informação há 13 anos. É sócio proprietário da empresa Duo Soluções. Nucleado da ACIC, associado da Deatec e sócio proprietário da TMC.ag - Marketing Digital
Veja também
Qual o valor de uma informação?24/Jul/201524/07/15há 9 anos Sexta-feira, 24 de Julho de 201524/07/2015Obviamente, depende da informação e de seu contexto. Os seis números da Mega-Sena da Virada, nas últimas horas para a realização de apostas, valem, efetivamente, o valor do prêmio, ponderado o número de detentores da informação. No dia seguinte, valem o preço irrisório de um jornal para a conferência do resultado – para......
O que é fibra óptica?03/Jul/201503/07/15há 9 anos Sexta-feira, 03 de Julho de 201503/07/2015Imagine viajar a uma velocidade de mais de trezentos mil quilômetros por segundo? Parece difícil não é? Pois acredite, isso é muito comum e está perto de você todos os dias. Ao usar seu computador, por exemplo,......
As informações da sua empresa, estão bem protegidos?28/Set/201528/09/15há 9 anos Segunda-feira, 28 de Setembro de 201528/09/2015Nos dias atuais, quando quase todas as informação das empresas estão nos computadores, ainda existem empresários despreocupadas com a segurança dos seus dados. Queima de componentes, catástrofes naturais, como as......