Blog

Postado em 05 de Novembro de 2015 às 10h45

Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e)

Notícias (16)Artigos (20)

O que é e como funciona?

Existem muitas informações sobre o Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), mas você sabe o que é, como funciona e como pode afetar sua empresa?
Vamos lá então.
O CF-e ou Cupom Fiscal Eletrônico é um comprovante de venda que envia o registro da transação de forma automática para a Secretaria da Fazenda, após a autenticação pelo sistema Frente de Caixa. Com isso, o Fisco saberá em tempo real quais foram as vendas realizadas. Da mesma forma que ocorre com a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). O que muda em relação ao atual sistema é que sua emissão poderá ser feita por Impressoras Térmicas Não Fiscais, além de ter a possibilidade de ser enviado para oe-mail do comprador, facilitando o controle das compras e acesso a uma segunda via do cupom por parte do cliente.
Por fatores de segurança virtual, também será exigido o Certificado Digital para as Empresas emitirem o CF-e, do mesmo modo que é feito por aquelas que emitem NF-e. Em Santa Catarina, o CF-e ainda é um projeto. Por estar em fase de estudo e testes, não existe um prazo para substituir o modelo vigente, ao contrário do que acontece nos estados vizinhos, PR e RS, onde o CF-e já está sendo Implantado.
Portanto, aqui em Santa Catarina, continuaremos por um bom tempo, utilizando para emissão de comprovante de venda, o bom e velho ECF.



Rudimir Araldi – Dimaqsul

Formado em Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Especializou-se em Automação Bancária, Comercial e Informática. É proprietário da empresa Dimaqsul Informática Ltda e membro do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da ACIC.

Veja também

Tecnologia de Informação x Infraestrutura de TI16/05/16 A Tecnologia da Informação segue em avanço constante, mas ao mesmo tempo sua gestão, no quesito segurança, não acompanha o mesmo ritmo das políticas de segurança e não está em um patamar que pode ser considerado eficiente. Com tantos recursos disponíveis e possibilidades quase ilimitadas, os gestores esquecem que agora sua empresa possui......
Mais impostos? Burocracia e atraso!01/12/15 Assunto ainda pouco difundido no meio empresarial, a Emenda Constitucional 87/2015, publicada em abril desta ano, trará impactos nas rotinas das empresas, que já iniciaram com a “guerra fiscal” entre os estados. “Guerra”......

Voltar para Notícias