Blog

Postado em 05 de Novembro de 2015 às 10h45

Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e)

Notícias (16)Artigos (20)

O que é e como funciona?

Existem muitas informações sobre o Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), mas você sabe o que é, como funciona e como pode afetar sua empresa?
Vamos lá então.
O CF-e ou Cupom Fiscal Eletrônico é um comprovante de venda que envia o registro da transação de forma automática para a Secretaria da Fazenda, após a autenticação pelo sistema Frente de Caixa. Com isso, o Fisco saberá em tempo real quais foram as vendas realizadas. Da mesma forma que ocorre com a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). O que muda em relação ao atual sistema é que sua emissão poderá ser feita por Impressoras Térmicas Não Fiscais, além de ter a possibilidade de ser enviado para oe-mail do comprador, facilitando o controle das compras e acesso a uma segunda via do cupom por parte do cliente.
Por fatores de segurança virtual, também será exigido o Certificado Digital para as Empresas emitirem o CF-e, do mesmo modo que é feito por aquelas que emitem NF-e. Em Santa Catarina, o CF-e ainda é um projeto. Por estar em fase de estudo e testes, não existe um prazo para substituir o modelo vigente, ao contrário do que acontece nos estados vizinhos, PR e RS, onde o CF-e já está sendo Implantado.
Portanto, aqui em Santa Catarina, continuaremos por um bom tempo, utilizando para emissão de comprovante de venda, o bom e velho ECF.



Rudimir Araldi – Dimaqsul

Formado em Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Especializou-se em Automação Bancária, Comercial e Informática. É proprietário da empresa Dimaqsul Informática Ltda e membro do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da ACIC.

Veja também

A tecnologia como importante aliada em momentos de crise08/05/16 Conduzir uma empresa nos dias de hoje é uma tarefa muito complexa. Muitos são os desafios do dia a dia e as responsabilidades que são exigidas de um bom gestor. Existem várias questões fiscais, jurídicas, ambientais, gestão de pessoas, administração de ativos. Enfim, um gestor no Brasil necessita de conhecimento em diversas áreas. Nesse......
Jantar baile do NTIC foi um sucesso20/10/14 Jantar e Baile do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Telecomunicação (NTIC) da ACIC no CTG Quero-Quero foi um sucesso de público e diversão onde reuniram todos os empresários associados ao......
Melhoria na gestão e no relacionamento com os clientes26/08/15Como a tecnologia vem apoiando os empresários do mercado gastronômico Em um cenário econômico extremamente desafiador, os empresários do setor de gastronomia e entretenimento estão, cada dia mais, buscando soluções que aprimorem sua gestão e aumentem suas vendas. Além de um......

Voltar para Notícias