Blog

Postado em 14 de Maio de 2015 às 09h29

Empresários de TI são beneficiados com incentivos fiscais

Institucional (10)
NTIC - Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC Chapecó Novo Conteúdo 01 O Prefeito de Chapecó, José Caramori, assinou nesta quarta-feira novos decretos de incentivos fiscais para empresas do setor de...

O Prefeito de Chapecó, José Caramori, assinou nesta quarta-feira novos decretos de incentivos fiscais para empresas do setor de Tecnologia e Inovação. A concessão de incentivos fiscais em Chapecó faz parte da Política Municipal de Desenvolvimento Econômico para as empresas de Tecnologia, Ciência e Inovação, a qual visa estimular a implantação, expansão e reativação de empreendimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços. A iniciativa objetiva o desenvolvimento econômico-social com ampliação do mercado de trabalho e a geração de novos empregos.

Caramori ressaltou que essa é apenas uma das ações de consolidação do setor de TI como matriz econômica. Aliado a isso, está a efetivação do Centro de Inovação, instalado junto à Unochapecó e a viabilização do distrito tecnológico, pleito da Associação Polo Tecnológico do Oeste (Deatec), que deverá ocorrer em breve.

Os incentivos fiscais às empresas de Tecnologia e Inovação de Chapecó foram concedidos mediante análise do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE), priorizando-se a quantidade de empregos oferecidos. Em função dos incentivos, as empresas contempladas irão gerar 205 novas vagas de trabalho. O Secretário, Diógenes Lang, enfatizou a importância da concessão do benefício às empresas deste segmento, no sentido de auxiliá-las para a conquista de maior competitividade no mercado nacional. “Temos a convicção de que em menos de um ano veremos os resultados efetivos desta ação, pois além da geração de novos postos de trabalho acontecerá o incremento da produção com maior valor agregado”, finalizou.

O vice-presidente da Deatec, Ernani Zottis, que representou o presidente César Bortolini no ato, destacou que a assinatura deste decreto é um marco para o desenvolvimento das empresas. “Começamos a ver a efetivação das políticas públicas de incentivo para o setor, na prática”. Mencionou as entidades e lideranças que apoiaram e incentivaram as empresas de TI para a construção da Lei de Inovação e de outros pleitos da Deatec.

Acrescentou que a partir de agora, com a isenção, as empresas chapecoenses de TI começam a ter possibilidades de praticar uma concorrência mais justa e leal, uma vez que empresas instaladas em outros municípios já têm esse benefício. “Isso evitará a evasão de empresas de Chapecó e dará segurança aos empresários para investir aqui no município”, afirmou.

Zottis acredita que as empresas beneficiadas terão condições de superar a contrapartida estabelecida pelo decreto e poderão empregar muito mais. “O setor de TI tem uma particularidade que em momentos de crise, as empresas em geral, precisam investir em tecnologia e melhorar seus processos, consequentemente, conseguiremos investir ainda mais, manter o crescimento do setor que vem se mantendo em torno de 20% a 25% ao ano e empregar mais. Temos excelentes expectativas para os próximos anos”.

Vinte e seis empresas associadas à Deatec e algumas associadas ao NTIC foram beneficiadas com o incentivo fiscal, as quais são: Interfoc Informática; Infogen Informática; Vision System Sistemas de Informática; Onsis Sistemas; AFJ Tecnologia da Informação; Infoger Sistemas; Hextor Comércio de Produtos de Informática; Messtechnik Comércio e Instrumentação; Brasil Sistemas; Top System Informática; Empresa de Tecnologia e Informação Computacional Avançada; Beanweb Soluções para controle de Internet; Aphesis Tecnologia e Negócios; Log Soluções Tecnológicas; E-combr Soluções em Tecnologia; Inova Informática; Unifo Sistemas; Avior Soluções em Logistica e Monitoramento; Inet Tecnologia da Informação; DataTransp Sistemas; CBA Sistemas; Dimaqsul Informática; CHP Soluções; Proxsis Sistemas; Mult Oeste; e Tec Chapecó.

Fonte: Deatec.org.br

Veja também

Um passeio na capital mundial da Inovação10/02/16 Recentemente um grupo de empresários, na grande maioria chapecoenses, realizaram uma missão empresarial internacional ao Vale do Silício, que compreende uma região próxima a São Francisco, uma das principais cidades da Califórnia nos Estados Unidos. Uma das cidades referências do Vale é Palo Alto, onde desde 1950, empresas de tecnologia surgiram ou......
Missão empresarial do NTIC para Florianópolis19/05/17 Conhecer o ecossistema de inovação de Florianópolis e como a região do litoral está organizada para gerar integração entre empresas, universidades e setor público para desenvolver tecnologias e......

Voltar para Notícias