Blog

Postado em 05 de Novembro de 2015 às 10h40

Responsividade

Notícias (16)Artigos (20)

“Site responsivo”, “Layout responsivo”, “Design responsivo”... Afinal o que é responsivo? Segundo o Google, o conceito de Responsivo é – “que envolve ou contém resposta”. Trazendo para a prática, que responde, que se adapta. Logo, Responsividade é a capacidade de um site de adaptar-se ao dispositivo no qual está sendo aberto. Exemplo abaixo:

A responsividade, surgiu a partir da publicação do artigo “Responsive Web Design”, publicado por Ethan Marcotte no blog A List APart em maio de 2010. Mais tarde, esse artigo se tornou um livro devido à grande procura dos leitores e transformou a forma de se fazer design para web.


Um design responsivo deve fazer:

  • Adaptação do layout da página conforme o dispositivo que está abrindo o site;
  • Redimensionamento das imagens para que caibam na tela e evitem sobrecarga nas transferências de dados em um celular, por exemplo;
  • Simplificação de elementos da tela para dispositivos móveis, tornando a navegação mais rápida e prática;
  • Ocultação de elementos desnecessários nos dispositivos menores;
  • Adaptação de tamanho de botões e links para interfaces touch onde o ponteiro do mouse é substituído pelo dedo do usuário;
  • Utilização de forma inteligente recursos mobile como geolocalização e mudança na orientação do aparelho (horizontal ou vertical);
  • Atualmente, a maioria das empresas de desenvolvimento de sites, já incorporou esse conceito aos seus trabalhos, principalmente após o Google limitar o ranqueamento dos sites não responsivos em pesquisas através de dispositivos móveis.
  • Segundo pesquisa do IBGE, 54% dos acessos à internet são feitos através de smartphones. Diante desse cenário, ressaltamos a importância de as empresas de tecnologia buscarem aprimorar suas capacidades, com intuito de entregar aos clientes o que há de melhor e mais moderno em termos de sites.

 


Adriano José Ferrari

Graduado em Tecnologia da Informação pela Unoesc, pós-graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria. Atua na área de tecnologia da informação há 15 anos. É sócio proprietário da Duo Soluções, atuando como diretor comercial.
Nucleado da ACIC e associado da Deatec e sócio proprietário da TMC.ag - Marketing Digital, atuando também como diretor comercial.

Veja também

Manifesto eletrônico de Documentos Fiscais MDF-e, quem deve fazer?20/08/15 Desde o lançamento do projeto de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) em território nacional, vários outros projetos de documentos fiscais eletrônicos estão sendo implantados com intenção de minimizar as possibilidades de brechas que possam ter ficado para trás nos projetos anteriores. Com isso, o projeto do Manifesto eletrônico de Documentos Fiscais......
Francis Post vence o Empresário Destaque em TI 201405/12/14Evento organizado pelo DEATEC “Hoje vamos comemorar, amanhã temos que acordar cedo e escrever o nosso futuro”, disse o Empresário Destaque em TI 2014, Francis Marcel Post, escolhido durante a solenidade realizada pela Associação Polo......

Voltar para Notícias