Blog

Postado em 05 de Novembro de 2015 às 10h40

Responsividade

Notícias (16)Artigos (20)

“Site responsivo”, “Layout responsivo”, “Design responsivo”... Afinal o que é responsivo? Segundo o Google, o conceito de Responsivo é – “que envolve ou contém resposta”. Trazendo para a prática, que responde, que se adapta. Logo, Responsividade é a capacidade de um site de adaptar-se ao dispositivo no qual está sendo aberto. Exemplo abaixo:

A responsividade, surgiu a partir da publicação do artigo “Responsive Web Design”, publicado por Ethan Marcotte no blog A List APart em maio de 2010. Mais tarde, esse artigo se tornou um livro devido à grande procura dos leitores e transformou a forma de se fazer design para web.


Um design responsivo deve fazer:

  • Adaptação do layout da página conforme o dispositivo que está abrindo o site;
  • Redimensionamento das imagens para que caibam na tela e evitem sobrecarga nas transferências de dados em um celular, por exemplo;
  • Simplificação de elementos da tela para dispositivos móveis, tornando a navegação mais rápida e prática;
  • Ocultação de elementos desnecessários nos dispositivos menores;
  • Adaptação de tamanho de botões e links para interfaces touch onde o ponteiro do mouse é substituído pelo dedo do usuário;
  • Utilização de forma inteligente recursos mobile como geolocalização e mudança na orientação do aparelho (horizontal ou vertical);
  • Atualmente, a maioria das empresas de desenvolvimento de sites, já incorporou esse conceito aos seus trabalhos, principalmente após o Google limitar o ranqueamento dos sites não responsivos em pesquisas através de dispositivos móveis.
  • Segundo pesquisa do IBGE, 54% dos acessos à internet são feitos através de smartphones. Diante desse cenário, ressaltamos a importância de as empresas de tecnologia buscarem aprimorar suas capacidades, com intuito de entregar aos clientes o que há de melhor e mais moderno em termos de sites.

 


Adriano José Ferrari

Graduado em Tecnologia da Informação pela Unoesc, pós-graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria. Atua na área de tecnologia da informação há 15 anos. É sócio proprietário da Duo Soluções, atuando como diretor comercial.
Nucleado da ACIC e associado da Deatec e sócio proprietário da TMC.ag - Marketing Digital, atuando também como diretor comercial.

Veja também

NTIC mobiliza para a doação de sangue23/06/14Nucleado Sangue Bom Com o slogan “Nucleado Sangue Bom”, o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC), da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), mobilizou cerca de 40 empresários, familiares e colaboradores de empresas nucleadas para a doação de sangue. A iniciativa foi da comissão de ações sociais do......
Site é o primeiro passo para sua empresa na web16/04/16E um grande salto para suas vendas Sua empresa é divulgada na internet? Você está satisfeito com a divulgação? E seu cliente? Está gerando vendas e contatos? Se alguma destas respostas for negativa significa que a presença de sua empresa na......
A tecnologia como importante aliada em momentos de crise08/05/16 Conduzir uma empresa nos dias de hoje é uma tarefa muito complexa. Muitos são os desafios do dia a dia e as responsabilidades que são exigidas de um bom gestor. Existem várias questões fiscais, jurídicas, ambientais,......

Voltar para Notícias