Blog

Postado em 18 de Novembro de 2014 às 08h43

Empresa Chapecoense é finalista do MPE Brasil – Fase Estadual

Institucional (16)

Mais uma vez, Chapecó tem motivos para comemorar a qualidade das empresas daqui. A Infogen Sistemas está entre as finalistas da etapa estadual do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, na categoria Tecnologia da Informação. A iniciativa é uma realização do Sebrae, Grupo Gerdau, Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e RBS, com o apoio do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e do Movimento Catarinense para Excelência (MCE). A vencedora será conhecida no dia 02 de dezembro, no Centrosul, em Florianópolis, às 20h.
A Infogen Sistemas cumpriu os critérios do prêmio pela segunda vez. Em 2011, venceu a etapa estadual e ficou em 3º lugar na fase nacional. Por força do regulamento, ficou dois anos sem concorrer, porém não deixou de melhorar os processos, implantar controles, evoluir na gestão e responder o questionário do MPE.
“O prêmio é sim um motivador e nos deixa orgulhosos, porém os resultados percebidos pelas boas práticas e pela atenção aos indicadores do MPE são muito mais significativos e elevam a empresa a outro patamar de qualidade e excelência”, avalia o diretor da empresa Ernani Zottis.
O empresário também valorizou o papel das entidades empresariais no apoio às empresas, destacando a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) e da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). “Em 2011, quando nem nós acreditávamos que poderíamos conquistar um prêmio, fomos muito incentivados pelo consultor da Facisc/Sebrae, Osvaldo Mota. Nos inscrevemos, tivemos um bom resultados e entendemos a dinâmica da avaliação. Isso só tem contribuído para a Infogen avançar”, aponta.
Um pouco da história da Infogen
No ano 2000, os empreendedores Ernani Zottis e Julio César Biesdorf identificaram uma demanda de mercado e criaram a Infogen Sistemas – uma empresa com foco no desenvolvimento de software para cooperativas e empresas do agronegócio. “Trabalhávamos em cooperativas e conhecíamos o segmento, mas demorou, pelo menos, dois anos para a empresa começar a se estruturar. Para visitar os clientes, tínhamos que levar o computador no porta malas do carro, pois ainda não havíamos conseguido comprar um notebook. Para comprar o primeiro equipamento fizemos um financiamento e pagamos em 24 vezes”, lembra Biesdorf.
O principal produto da Infogen é o ERP GESCOOPER – um sistema completo de gestão empresarial composto por diversos módulos integrados, capaz de realizar todas as operações necessárias em uma empresa, tanto na parte comercial, financeira, fiscal e de produção. Além deste sistema a empresa ainda possui mais produtos complementares, GesCooper PDV, GesCooper Móbile, e GesCooper B.I.
Atualmente, a Infogen atende mais de 70 clientes em todo o Brasil, com foco em cooperativas de médio e grande porte.
Histórico - Associadas Deatec no MPE Brasil
Desde 2006, a Deatec comemora o fato de empresas associadas à entidade serem indicadas como finalistas da etapa estadual do MPE Brasil na categoria de Tecnologia da Informação (TI). Nos últimos seis anos, a vencedora sempre foi uma das empresas ligadas à Deatec. Neste ano, a Infogen Sistemas está entre as finalistas.
Veja o histórico: 2014 – Infogen Sistemas – finalista da etapa estadual; 2013 – Vision System (vencedora) e BR SIS; 2012 – Vision System e Zetta Brasil (vencedora); 2011 - H2J Sistemas, Infogen (vencedora) e ZettaBrasil; 2010 - H2J Sistemas e Uninfo Sistemas (vencedora); 2009 – Vision System (vencedora) e Uninfo Sistemas; 2008 - JB Software (vencedora) e Vision System ; 2007 – JB Software (finalista); e 2006 – Ética (finalista).
MPE BRASIL
O MPE Brasil foi criado em 1995 e este ano registrou 2.766 candidaturas nas categorias: Serviço de Tecnologia da Informação, Comércio, Indústria, Serviços, Educação, Saúde, Agronegócio, Turismo, Destaque Responsabilidade Social e Destaque Inovação. Para avaliá-las, foram considerados os critérios Empreendedorismo, Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Após visita dos avaliadores voluntários capacitados pelo Prêmio, as empresas inscritas que devolveram o questionário de autoavaliação recebem um diagnóstico apontando oportunidades de melhoria para cada empresa. Após esta etapa, uma banca técnica definiu as 23 empresas finalistas.
As vencedoras recebem certificados de reconhecimento e direito de uso do selo MPE Brasil, agregando valor à marca, e outros benefícios como: relatório de avaliação com dicas de melhorias na gestão da empresa, informes publicitários nos veículos do Grupo RBS e uma vaga em um curso de Excelência em Gestão promovido pelo Movimento Catarinense de Excelência (MCE). Os vencedores estaduais participarão da etapa nacional que será realizada em Brasília, no ano que vem.
Foto 01 – Ernani Zottis e Julio César Biesdorf
Foto 02 – Ernani Zottis e Julio César Biesdorf
Foto 03 – Equipe da Infogen



MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional

  • NTIC - Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC Chapecó -
  • NTIC - Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC Chapecó -
  • NTIC - Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC Chapecó -

Veja também

NAC e NTIC promovem evento de Integração entre os nucleados10/10/14Rodada de Negócios na Acic em 10/07/2014 Os Núcleos de Assessoria e Consultoria (NAC) e das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) realizaram, no mês de julho, a um......
Os núcleos melhoram as empresas10/09/14 A empresa Infogen Sistemas, do Núcleo de Base Tecnológica da ACIC, foi a quinta empresa a receber o projeto Nucleado Visita, no mês de abril. Fundada em 2000, na cidade de Chapecó-SC, destaque brasileiro do agronegócio e do......

Voltar para Notícias