Blog

Postado em 08 de Novembro de 2016 às 16h44

NTIC aproxima estudantes do setor de tecnologia da informação

O mercado de tecnologia da informação e da comunicação é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Por outro lado, há falta de profissionais qualificados em diversos segmentos dentro do setor. Para despertar o interesse de jovens pela área, o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da ACIC e a Unochapecó promoveram, em outubro, um curso sobre lógica de programação através da robótica para estudantes do ensino médio.

O professor dos cursos de Sistemas de Informação e de Ciência da Computação da Unochapecó, Marcos Antonio Moretto, e o acadêmico do curso de Ciências da Computação, Vagner Delarmelin, apresentaram algumas possibilidades de atuação na área. Foram trabalhados conceitos básicos de programação, com aplicação prática com uso de arduino e robótica.

A coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Unochapecó, Viviane Duarte Bonfim, enfatizou que a área de tecnologia é ampla. O profissional pode atuar em organizações de qualquer ramo ou empreender seu próprio negócio. Entre alguns setores de destaque estão o de inteligência artificial, robótica, desenvolvimento de sistemas e gestão em TI. “A universidade já pensava em trabalhar com escolas. Muitas vezes os jovens iniciam os cursos, mas têm dificuldades de entender a lógica da programação. Esse projeto é uma oportunidade de aproximar e inserir os estudantes nessa área”, explana.

De acordo com o nucleado Marcio Muxfeldt, o objetivo é divulgar o mercado de tecnologia da informação e comunicação e despertar o interesse pela área. “Queremos mostrar as profissões do setor para os jovens e, com isso, contribuir para a diminuição do déficit de profissionais. É um mercado no qual os jovens conseguem emprego logo que se formam ou ainda durante a graduação. O mercado precisa de profissionais criativos e qualificados e também há muitas possibilidades de empreender”, argumenta.

O mercado de tecnologia da informação e comunicação está bastante aquecido, principalmente pela popularização da internet e dos dispositivos móveis de computação, que ampliaram o uso da informática nas empresas. Conforme o estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços 2016, produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com a IDC (International Data Corporation), o mercado de TI no Brasil, incluindo hardware, software e serviços, aumentou 9,2% no ano passado, contra 5,6% da média global de crescimento. No ranking de investimento no setor de TI na América Latina, o Brasil está em primeiro lugar, com 45% dos investimentos, somando US$ 59,9 bilhões, seguido por México (20%) e Colômbia (8%).

Muxfeldt enfatiza que a tendência é o mercado continuar em alta, pois cada vez mais haverá digitalização dos processos e integração das linhas de produção. A busca pela competividade, diferenciação frente à concorrência, eficiência nos negócios e produtividade em empresas de todos os setores da economia irá fazer com que a tecnologia da informação e comunicação continue a ser um setor estratégico.

O curso é gratuito e foi promovido sem nenhum custo aos alunos. Essa foi a primeira edição, com participação de jovens do Interact Club de Chapecó. A segunda edição será em novembro, com alunos do ensino médio da escola Lourdes Lago.






LISIANE KERBES / MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

NOVO ENDEREÇO: Rua Nilópolis, 251 D - Bairro Universitário - 89814-510 - Chapecó/SC

Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244

[email protected]

[email protected]

Facebook: http://www.facebook.com/mbcomunicacaosc
Twitter: https://twitter.com/#!/MBComunicacao

Veja também

Feijoada Legal07/10/14Gostaria de parabenizar a todos pela belíssima confraternização realizada no sábado que passou no evento da “FEIJOADA LEGAL”. Estávamos com 51 pessoas (+ crianças) representando 23 empresas nucleadas. Acredito que seja o evento onde conseguimos reunir mais amigos e familiares das empresas que representamos. Agradecemos mais uma vez a família FORTES pela recepção, cessão do espaço e pela confecção de uma refeição pra lá de gostosa e a todos que ajudaram......
Qual o valor de uma informação?24/07/15 Obviamente, depende da informação e de seu contexto. Os seis números da Mega-Sena da Virada, nas últimas horas para a realização de apostas, valem, efetivamente, o valor do prêmio, ponderado o número de......
Transformar dados em oportunidades04/07/16 A grande quantidade de informações armazenados no banco de dados nas organizações já não é mais suficiente para a maioria dos gestores. Coletar dados de diferentes origens em tempo real começa a ganhar......

Voltar para Notícias