Postado em 20 de Junho de 2017 às 15h32

NTIC estimula jovens para seguir carreiras profissionais no setor de tecnologia

Ações (16)

Identificar e demonstrar habilidades para o trabalho e para a vida, além de desenvolver pessoas inovadoras para criação de oportunidades de carreira e aprendizagem contínua são objetivos do programa Jovem de Sucesso. A iniciativa é do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e é desenvolvida com crianças e adolescentes do Verde Vida.

Na última semana, eles participaram de uma palestra com o nucleado Gustavo Damschi. Ele tratou sobre habilidades para falar e ouvir de maneira adequada, solucionar problemas e tomar decisões, cooperação, planejamento, resolução de conflitos e negociação, responsabilidade, uso da tecnologia, entre outros. A intenção foi proporcionar conhecimentos para a vida pessoal e para o trabalho. “O Programa Jovem de Sucesso foi criado pelo NTIC para incentivar e ajudar os adolescentes que estão se preparando para o mercado de trabalho, para que saibam o que as empresas esperam, quais habilidades tem que estudar e buscar e quais competências são necessárias para ter um bom emprego e uma carreira de sucesso”, expôs Damschi. O NTIC também tem a intenção de estimular jovens para seguir carreiras profissionais no setor de tecnologia da informação e comunicação.

O coordenador do Núcleo, Rudimir Araldi, explica que a palestra foi a primeira ação do projeto neste ano. A intenção é estimular o estudo e a pesquisa entre os jovens. “O objetivo é que eles compreendam que o trabalho é uma maneira de se tornar um cidadão responsável e comprometido com a sociedade”, salientou.

Os jovens que participam do projeto frequentam as oficinas do Verde Vida. De acordo com o responsável pelo sócio-educativo do programa, Vinícius Sanfins, a importância da atividade desenvolvida pelo NTIC é dar oportunidades aos adolescentes. “No Verde Vida eles participam de atividades, onde conseguimos tirar o que eles têm de melhor. Eles aprendem sobre autonomia, educação, respeito ao próximo e, quando percebemos que eles têm potencial, encaminhamos ao mercado de trabalho para o primeiro emprego. Essa ação do NTIC contribui nesse processo e para que eles compreendam melhor o mundo empresarial”, frisou.

A vice-coordenadora do NTIC e uma das responsáveis da ação no Verde Vida, Sinara Perosa, lembrou que essa é a segunda edição do projeto. A próxima etapa é a realização de uma gincana de conhecimento que abordará temas atuais e de tecnologia. Os melhores colocados receberão premiação. “Queremos levar conhecimento aos alunos que estão se preparando para o mercado de trabalho, com foco no setor de tecnologia, mostrando para eles as oportunidades existentes no segmento”, finalizou.

LISIANE KERBES / MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP