Blog

Postado em 20 de Junho de 2017 às 15h32

NTIC estimula jovens para seguir carreiras profissionais no setor de tecnologia

Ações (10)

Identificar e demonstrar habilidades para o trabalho e para a vida, além de desenvolver pessoas inovadoras para criação de oportunidades de carreira e aprendizagem contínua são objetivos do programa Jovem de Sucesso. A iniciativa é do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e é desenvolvida com crianças e adolescentes do Verde Vida.

Na última semana, eles participaram de uma palestra com o nucleado Gustavo Damschi. Ele tratou sobre habilidades para falar e ouvir de maneira adequada, solucionar problemas e tomar decisões, cooperação, planejamento, resolução de conflitos e negociação, responsabilidade, uso da tecnologia, entre outros. A intenção foi proporcionar conhecimentos para a vida pessoal e para o trabalho. “O Programa Jovem de Sucesso foi criado pelo NTIC para incentivar e ajudar os adolescentes que estão se preparando para o mercado de trabalho, para que saibam o que as empresas esperam, quais habilidades tem que estudar e buscar e quais competências são necessárias para ter um bom emprego e uma carreira de sucesso”, expôs Damschi. O NTIC também tem a intenção de estimular jovens para seguir carreiras profissionais no setor de tecnologia da informação e comunicação.

O coordenador do Núcleo, Rudimir Araldi, explica que a palestra foi a primeira ação do projeto neste ano. A intenção é estimular o estudo e a pesquisa entre os jovens. “O objetivo é que eles compreendam que o trabalho é uma maneira de se tornar um cidadão responsável e comprometido com a sociedade”, salientou.

Os jovens que participam do projeto frequentam as oficinas do Verde Vida. De acordo com o responsável pelo sócio-educativo do programa, Vinícius Sanfins, a importância da atividade desenvolvida pelo NTIC é dar oportunidades aos adolescentes. “No Verde Vida eles participam de atividades, onde conseguimos tirar o que eles têm de melhor. Eles aprendem sobre autonomia, educação, respeito ao próximo e, quando percebemos que eles têm potencial, encaminhamos ao mercado de trabalho para o primeiro emprego. Essa ação do NTIC contribui nesse processo e para que eles compreendam melhor o mundo empresarial”, frisou.

A vice-coordenadora do NTIC e uma das responsáveis da ação no Verde Vida, Sinara Perosa, lembrou que essa é a segunda edição do projeto. A próxima etapa é a realização de uma gincana de conhecimento que abordará temas atuais e de tecnologia. Os melhores colocados receberão premiação. “Queremos levar conhecimento aos alunos que estão se preparando para o mercado de trabalho, com foco no setor de tecnologia, mostrando para eles as oportunidades existentes no segmento”, finalizou.

LISIANE KERBES / MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Veja também

Manifesto eletrônico de Documentos Fiscais MDF-e, quem deve fazer?20/08/15 Desde o lançamento do projeto de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) em território nacional, vários outros projetos de documentos fiscais eletrônicos estão sendo implantados com intenção de minimizar as possibilidades de brechas que possam ter ficado para trás nos projetos anteriores. Com isso, o projeto do Manifesto eletrônico de Documentos Fiscais......
Cloud Computing, quando migrar?05/11/15 Cloud Computing ou Computação em Nuvem é uma realidade. Facilidade de acesso, flexibilidade na expansão de recursos, informações em tempo real, sem custos de entrada, dimensionamento dos recursos e custos do......

Voltar para Notícias