Blog

Postado em 05 de Novembro de 2015 às 10h45

Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e)

Notícias (17)Artigos (20)

O que é e como funciona?

Existem muitas informações sobre o Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), mas você sabe o que é, como funciona e como pode afetar sua empresa?
Vamos lá então.
O CF-e ou Cupom Fiscal Eletrônico é um comprovante de venda que envia o registro da transação de forma automática para a Secretaria da Fazenda, após a autenticação pelo sistema Frente de Caixa. Com isso, o Fisco saberá em tempo real quais foram as vendas realizadas. Da mesma forma que ocorre com a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). O que muda em relação ao atual sistema é que sua emissão poderá ser feita por Impressoras Térmicas Não Fiscais, além de ter a possibilidade de ser enviado para oe-mail do comprador, facilitando o controle das compras e acesso a uma segunda via do cupom por parte do cliente.
Por fatores de segurança virtual, também será exigido o Certificado Digital para as Empresas emitirem o CF-e, do mesmo modo que é feito por aquelas que emitem NF-e. Em Santa Catarina, o CF-e ainda é um projeto. Por estar em fase de estudo e testes, não existe um prazo para substituir o modelo vigente, ao contrário do que acontece nos estados vizinhos, PR e RS, onde o CF-e já está sendo Implantado.
Portanto, aqui em Santa Catarina, continuaremos por um bom tempo, utilizando para emissão de comprovante de venda, o bom e velho ECF.



Rudimir Araldi – Dimaqsul

Formado em Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Especializou-se em Automação Bancária, Comercial e Informática. É proprietário da empresa Dimaqsul Informática Ltda e membro do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da ACIC.

Veja também

Apresentação das empresas Duo Soluções e Elo Ideias para associados do NTIC03/06/15 Nesta sexta-feira dia 15 de maio de 2015 a Elo Ideias e a Duo Soluções apresentaram as soluções de suas empresas para as empresas do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC Chapecó (NTIC). Esta iniciativa do NTIC é para que todos que participem do núcleo conheçam as soluções que as......
Criatividade e inovação22/06/16 Quando falamos em tecnologia automaticamente a associamos com a inovação, que nada mais é que o processo de introdução de novidades, de concretização e aplicação de ideias criativas. Mas para que......
Responsividade05/11/15 “Site responsivo”, “Layout responsivo”, “Design responsivo”... Afinal o que é responsivo? Segundo o Google, o conceito de Responsivo é – “que envolve ou contém resposta”. Trazendo para......

Voltar para Notícias