Imagine viajar a uma velocidade de mais de trezentos mil quilômetros por segundo? Parece difícil não é? Pois acredite, isso é muito comum e está perto de você todos os dias. Ao usar seu computador, por exemplo, você está usando informações que viajam a essa velocidade. Tudo isso através da fibra óptica, uma grande inovação que nada mais é do que um cabo que leva a informação através da luz.
São milhões de metros de cabos de fibra óptica espalhados por aí, garantindo através dessa tecnologia, muito mais estabilidade em todos os serviços, evitando falhas que antes eram o grande problema da navegabilidade. Estes cabos são feixes de “fios de vidro” extremamente puros que foram revestidos em duas camadas de plástico reflexivo. Em um pequeno filamento de fibra é perfeitamente possível acomodar sinais de internet, telefonia, televisão, áudio e muito mais, tendo em vista poder que essa tecnologia dispõe.
Mailson André Putti é gerente comercial da MHNET, empresa integrante do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da ACIC, e graduado em Sistemas de Informação pela Unoesc