Blog

Postado em 08 de Maio de 2016 às 10h03

A tecnologia como importante aliada em momentos de crise

Artigos (20)

Conduzir uma empresa nos dias de hoje é uma tarefa muito complexa. Muitos são os desafios do dia a dia e as responsabilidades que são exigidas de um bom gestor. Existem várias questões fiscais, jurídicas, ambientais, gestão de pessoas, administração de ativos. Enfim, um gestor no Brasil necessita de conhecimento em diversas áreas.

Nesse sentido, é importante que se faça o bom uso das diversas ferramentas disponíveis: contar com uma equipe qualificada, estar muito bem assessorado e utilizar um software de gestão empresarial adequado.

Os softwares, como ferramenta de apoio a gestão empresarial, podem sim fazer a diferença, auxiliando de forma concreta, tanto no processo de tomada de decisão, quanto no dia a dia da empresa, executando todas as operações com a segurança necessária.
Nesse sentido, a principal ferramenta para os gestores são softwares chamados de E.R.P (Enterprise Resource Planning – Planejamento de recursos empresariais).

É muito comum, na implantação de um software, perceber que o estoque atual da empresa poderia ser melhor gerido: existem excessos de determinados produtos e falta de outros. Também encontramos falhas na formação de preço de venda, causado pela dificuldade tributária. A consequência direta desses problemas resulta sempre no caixa da empresa, reduzindo assim o resultado e a capacidade de investimento.

Além desses resultados facilmente exemplificados, existem ganhos intangíveis, pois com a utilização de um bom software todos os setores da empresa estão integrados, reduzindo retrabalho e gerando segurança nas informações, que posteriormente serão utilizadas para recolhimento de impostos e geração de informações magnéticas transmitidas ao fisco.
Com informações claras e organizadas em mãos, a empresa consegue conhecer melhor as demandas de seus clientes e, a partir disso, priorizar suas ações. Supermercados são exemplos bem clássicos neste sentido. Estas empresas precisam conhecer muito bem quais são os produtos A, B e C, identificando, por exemplo, itens que chamam os clientes, os mais vendidos e ainda aqueles que giram pouco, mas não podem faltar.

Um software de ponta auxilia ainda na gestão fiscal legal, evitando futuros incômodos como multas, por exemplo. Muitas vezes, o empresário desconhece as informações que a empresa dele está transmitindo ao fisco de forma eletrônica.

Em resumo, percebo a crise como uma boa oportunidade para evoluir. A maioria das empresas de softwares têm plenas condições de auxiliar outras empresas a evoluir em seus processos. Talvez o empresário não perceba, mas um recurso desprezado ou um dado esquecido no emaranhado de preocupações diárias pode ser a salvação da lavoura.

Ernani Zottis, diretor executivo da Infogen Sistemas e nucleado NTIC – Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Chapecó.

Veja também

Criatividade e inovação22/06/16 Quando falamos em tecnologia automaticamente a associamos com a inovação, que nada mais é que o processo de introdução de novidades, de concretização e aplicação de ideias criativas. Mas para que......
NTIC mobiliza para a doação de sangue03/06/15 Com o slogan “Nucleado Sangue Bom”, o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC), da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), mobilizou cerca de 40......

Voltar para Notícias