Blog

Postado em 05 de Novembro de 2015 às 10h30

Cloud Computing, quando migrar?

Notícias (17)Artigos (20)
NTIC - Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC Chapecó Cloud Computing ou Computação em Nuvem é uma realidade. Facilidade de acesso, flexibilidade na expansão de recursos,...

Cloud Computing ou Computação em Nuvem é uma realidade. Facilidade de acesso, flexibilidade na expansão de recursos, informações em tempo real, sem custos de entrada, dimensionamento dos recursos e custos do orçamento da empresa são alguns dos seus vários benefícios.


É seguro migrar para a cloud? Sim, mas é necessário planejamento e implementação de projeto que seja aderente à política de segurança da empresa. A implementação pode ser efetuada em cloud pública, privada ou híbrida, podendo mesclar ambientes em cloud heterogêneos adaptando-se à necessidade da empresa.

Entre os diversos provedores de cloud qual escolher? São várias questões como backup, disponibilidade, escalabilidade, segurança, certificações do data center, múltiplos provedores de comunicação, latência entre outros. A questão do custo, deverá ser o último fator de decisão na seleção de um provedor, pois todos os demais fatores devem estar contemplados.
 Inicie migrando para a cloud utilizando-se de processos simples da empresa como e-mail, site, ferramentas de gestão, backup, etc. A partir do exemplo do backup, como são realizados os backups de seus arquivos como banco de dados do ERP, notas fiscais eletrônicas, planilhas, documentos entre outros?
 Busque o apoio de uma empresa especializada para que possa lhe auxiliar na escolha do provedor, na implementação e gestão do projeto, assim, atendendo a necessidade de seu negócio e evitando dores de cabeça no futuro.
 De maneira simples, customizada e eficiente migre para a cloud e foque em seus negócios. Não limite o seu crescimento. Cloud Computing é flexível e dispõe de muitas possibilidades, sendo um ponto de apoio importante para o sucesso da sua empresa.


Sidimar Carniel
Formado em Sistemas de Informação, especialista em Engenharia de Software e com mais de 12 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação com constante aperfeiçoamento em Cloud Computing. Com atuação nas áreas de redes, segurança e cloud computing, possuí experiência na implementação de grandes projetos de cloud. É sócio proprietário da empresa Saphir Soluções Integradas de Tecnologia e membro do (NTIC) da ACIC.

Veja também

Transformar dados em oportunidades04/07/16 A grande quantidade de informações armazenados no banco de dados nas organizações já não é mais suficiente para a maioria dos gestores. Coletar dados de diferentes origens em tempo real começa a ganhar......

Voltar para Notícias