Blog

Postado em 22 de Junho de 2016 às 09h22

Criatividade e inovação

Artigos (20)

Quando falamos em tecnologia automaticamente a associamos com a inovação, que nada mais é que o processo de introdução de novidades, de concretização e aplicação de ideias criativas. Mas para que o processo criativo aconteça precisamos de ideias, que por sua vez são geradas através do conhecimento que obtemos em determinado assunto.

Mas como fazer com que o processo criativo aconteça dentro das empresas de tecnologia, que dependem diariamente deste para produzir produtos inovadores para seus clientes?

A resposta pode parecer simples, mas depende de muito empenho, dedicação e principalmente de coragem para que ele aconteça, pois, além de propiciar a equipe de trabalho, oportunidade de obter conhecimento, precisamos oferecer um ambiente criativo, e é nesse ponto que a maioria das empresas falham.

Para falarmos de ambiente criativo, precisamos olhar para dois aspectos principais: o local e as condições do ambiente. As empresas normalmente criam salas modernas, com equipamentos de última geração, que são importantes, mas que na maioria das vezes não oferecem condições para a criação de novas ideias. Os locais estão se tornando cada vez mais frios, “limpos” e padronizados, que primam pela eficiência, mas que em muitas vezes não refletem no ambiente no qual o profissional se sente confortável e envolvido para que as ideias aconteçam.

As condições do ambiente oferecido também são de extrema importância, pois quando o profissional está em um ambiente colaborativo e participativo terá tranquilidade para colocar suas ideias em prática e assim gerar os resultados desejados.

No cenário atual, em que as empresas precisam utilizar cada vez mais os recursos humanos disponíveis e principalmente os talentos da própria empresa, não se deve esquecer de oferecer aos mesmos o ambiente propício para que possam criar e gerar inovação, tão importante quanto necessária para a sobrevivência e crescimento no mundo dos negócios.

Marcos André Valginski
Graduado em Sistemas de Informação pela Unochapecó, pós-graduando em Administração e Marketing. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação nas Faculdades Santa Rita Chapecó e Palmitos. Atua na área de tecnologia da informação há 13 anos. É sócio proprietário da empresa Duo Soluções. Nucleado da ACIC, associado da Deatec e sócio proprietário da TMC.ag - Marketing Digital

Veja também

Manifesto eletrônico de Documentos Fiscais MDF-e, quem deve fazer?20/08/15 Desde o lançamento do projeto de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) em território nacional, vários outros projetos de documentos fiscais eletrônicos estão sendo implantados com intenção de minimizar as possibilidades de brechas que possam ter ficado para trás nos projetos anteriores. Com isso, o projeto do Manifesto eletrônico de Documentos Fiscais......
Melhoria na gestão e no relacionamento com os clientes26/08/15Como a tecnologia vem apoiando os empresários do mercado gastronômico Em um cenário econômico extremamente desafiador, os empresários do setor de gastronomia e entretenimento estão, cada dia mais, buscando soluções que aprimorem sua gestão e aumentem suas vendas. Além de um......
Site é o primeiro passo para sua empresa na web16/04/16E um grande salto para suas vendas Sua empresa é divulgada na internet? Você está satisfeito com a divulgação? E seu cliente? Está gerando vendas e contatos? Se alguma destas respostas for negativa significa que a presença de sua empresa na......

Voltar para Notícias