Quando falamos em tecnologia automaticamente a associamos com a inovação, que nada mais é que o processo de introdução de novidades, de concretização e aplicação de ideias criativas. Mas para que o processo criativo aconteça precisamos de ideias, que por sua vez são geradas através do conhecimento que obtemos em determinado assunto.
Mas como fazer com que o processo criativo aconteça dentro das empresas de tecnologia, que dependem diariamente deste para produzir produtos inovadores para seus clientes?
A resposta pode parecer simples, mas depende de muito empenho, dedicação e principalmente de coragem para que ele aconteça, pois, além de propiciar a equipe de trabalho, oportunidade de obter conhecimento, precisamos oferecer um ambiente criativo, e é nesse ponto que a maioria das empresas falham.
Para falarmos de ambiente criativo, precisamos olhar para dois aspectos principais: o local e as condições do ambiente. As empresas normalmente criam salas modernas, com equipamentos de última geração, que são importantes, mas que na maioria das vezes não oferecem condições para a criação de novas ideias. Os locais estão se tornando cada vez mais frios, “limpos” e padronizados, que primam pela eficiência, mas que em muitas vezes não refletem no ambiente no qual o profissional se sente confortável e envolvido para que as ideias aconteçam.
As condições do ambiente oferecido também são de extrema importância, pois quando o profissional está em um ambiente colaborativo e participativo terá tranquilidade para colocar suas ideias em prática e assim gerar os resultados desejados.
No cenário atual, em que as empresas precisam utilizar cada vez mais os recursos humanos disponíveis e principalmente os talentos da própria empresa, não se deve esquecer de oferecer aos mesmos o ambiente propício para que possam criar e gerar inovação, tão importante quanto necessária para a sobrevivência e crescimento no mundo dos negócios.
Marcos André Valginski Graduado em Sistemas de Informação pela Unochapecó, pós-graduando em Administração e Marketing. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação nas Faculdades Santa Rita Chapecó e Palmitos. Atua na área de tecnologia da informação há 13 anos. É sócio proprietário da empresa Duo Soluções. Nucleado da ACIC, associado da Deatec e sócio proprietário da TMC.ag - Marketing Digital
Veja também
Mais impostos? Burocracia e atraso!01/Dez/201501/12/15há 8 anos Terça-feira, 01 de Dezembro de 201501/12/2015Assunto ainda pouco difundido no meio empresarial, a Emenda Constitucional 87/2015, publicada em abril desta ano, trará impactos nas rotinas das empresas, que já iniciaram com a “guerra fiscal” entre os estados. “Guerra” esta, motivada pela receita decorrente do comércio eletrônico, que antes da EC nas vendas a consumidores de outro estado, o valor do ICMS era......
Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e)05/Nov/201505/11/15há 9 anos Quinta-feira, 05 de Novembro de 201505/11/2015O que é e como funciona?Existem muitas informações sobre o Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), mas você sabe o que é, como funciona e como pode afetar sua empresa? Vamos lá então. O CF-e ou Cupom Fiscal Eletrônico é um......
Cloud Computing01/Dez/201501/12/15há 8 anos Terça-feira, 01 de Dezembro de 201501/12/2015A constante evolução tecnológica propicia a milhões de pessoas o acesso à internet e novos dispositivos, possibilitando uma maior troca de informações entre usuários, em tempo real. Com isso, o ambiente......