Blog

Postado em 05 de Novembro de 2015 às 10h40

Responsividade

Notícias (17)Artigos (20)

“Site responsivo”, “Layout responsivo”, “Design responsivo”... Afinal o que é responsivo? Segundo o Google, o conceito de Responsivo é – “que envolve ou contém resposta”. Trazendo para a prática, que responde, que se adapta. Logo, Responsividade é a capacidade de um site de adaptar-se ao dispositivo no qual está sendo aberto. Exemplo abaixo:

A responsividade, surgiu a partir da publicação do artigo “Responsive Web Design”, publicado por Ethan Marcotte no blog A List APart em maio de 2010. Mais tarde, esse artigo se tornou um livro devido à grande procura dos leitores e transformou a forma de se fazer design para web.


Um design responsivo deve fazer:

  • Adaptação do layout da página conforme o dispositivo que está abrindo o site;
  • Redimensionamento das imagens para que caibam na tela e evitem sobrecarga nas transferências de dados em um celular, por exemplo;
  • Simplificação de elementos da tela para dispositivos móveis, tornando a navegação mais rápida e prática;
  • Ocultação de elementos desnecessários nos dispositivos menores;
  • Adaptação de tamanho de botões e links para interfaces touch onde o ponteiro do mouse é substituído pelo dedo do usuário;
  • Utilização de forma inteligente recursos mobile como geolocalização e mudança na orientação do aparelho (horizontal ou vertical);
  • Atualmente, a maioria das empresas de desenvolvimento de sites, já incorporou esse conceito aos seus trabalhos, principalmente após o Google limitar o ranqueamento dos sites não responsivos em pesquisas através de dispositivos móveis.
  • Segundo pesquisa do IBGE, 54% dos acessos à internet são feitos através de smartphones. Diante desse cenário, ressaltamos a importância de as empresas de tecnologia buscarem aprimorar suas capacidades, com intuito de entregar aos clientes o que há de melhor e mais moderno em termos de sites.

 


Adriano José Ferrari

Graduado em Tecnologia da Informação pela Unoesc, pós-graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria. Atua na área de tecnologia da informação há 15 anos. É sócio proprietário da Duo Soluções, atuando como diretor comercial.
Nucleado da ACIC e associado da Deatec e sócio proprietário da TMC.ag - Marketing Digital, atuando também como diretor comercial.

Veja também

O que é Certificação Digital e por que preciso me preocupar com isso?16/03/16 Criar um website está cada vez mais em alta. Seja para e-commerce, apresentação de uma marca ou divulgação de produtos e serviços, o uso da tecnologia e, consequentemente, da internet tem sido a aposta de muitos empresários. Mas, assim como a presença virtual de empresas têm aumentado, o número de usuários maliciosos também. Em......
Melhoria na gestão e no relacionamento com os clientes26/08/15Como a tecnologia vem apoiando os empresários do mercado gastronômico Em um cenário econômico extremamente desafiador, os empresários do setor de gastronomia e entretenimento estão, cada dia mais, buscando soluções que aprimorem sua gestão e aumentem suas vendas. Além de um......
Cloud Computing01/12/15 A constante evolução tecnológica propicia a milhões de pessoas o acesso à internet e novos dispositivos, possibilitando uma maior troca de informações entre usuários, em tempo real. Com isso, o ambiente......

Voltar para Notícias